Este blog terá como foco informações sobre as DSTs, doenças sexualmente transmissíveis .O motivo que nos levou a escolher este tema foi que este está sendo muito comentado nas mídias do mundo inteiro,jornais,televisão,rádio,Internet,e outros meios de comunicação.

Consideramos este tema importante para ser discutido nas escolas e entre a sociedade atual,porque assim podemos nos prevenir desde cedo contra essas doenças,que em alguns casos podem levar até a morte .

http://cartilhapacienterenal.cursoseconcursosnosite.com.br/wp-content/uploads/2012/07/Doen%C3%A7as-sexualmente-transmiss%C3%ADveis.gif O nosso objetivo ao criar o blog é esclarecer as nossas próprias dúvidas e também as das pessoas que irão visitar nosso blog ,desvendando mitos e verdades em relação às DSTs ,fazendo com que as pessoas tenham mais compreensão e entendimento sobre o perigo que existe entre nós.

Agora esperamos que você aproveite nosso blog , que com ele aprenda muitas coisas interessantes, na qual possa lhe auxiliar.

Colaboradora : Aluna Esther
Colaboradora : Aluna Júlia Rocha
Colaboradora : Aluna Natália de Brito
Colaboradora: Aluna Vivian Dominot
Colaborador: Aluno Vitor
Colaboradora : Aluna Yukari Takeda


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sífilis...

O que é

  • É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. 
  • Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.
  • Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

Formas de contágio

  • A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado;
  • por transfusão de sangue contaminado;
  •  ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto;
  • O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.

Sinais e sintomas

  • Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
  •  Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.
  • Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. 
  • A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte. 

Diagnóstico

  • Quando não há evidencia de sinais e ou sintomas, é necessário fazer um teste laboratorial. Mas, como o exame busca por anticorpos contra a bactéria, só pode ser feito a partir da primeira à terceira semana após o contágio.

Tratamento

  • Recomenda-se procurar um profissional de saúde, pois só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, dependendo de cada estágio. É importante seguir as orientações médicas para curar a doença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário